Política
Mexidas no governo no adeus de Nyusi

O Governo acaba de nomear Elisa Zacarias para ocupar o cargo de presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, em substituição de Amélia Muendane. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (13) a margem da sessão do Conselho de Ministros.
De realçar que, em despacho presidencial, Elisa Zacarias foi exonerada hoje do cargo de Secretária de Estado da província de Tete.
Durante a sessão, o Executivo nomeou Amélia Muendane para o cargo de Presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa Aeroportos de Moçambique, cargo deixado por Américo Muchanga que actualmente é PCA das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).
Muendane deixa o cargo de presidente da Autoridade Tributária num contexto em que a entidade responsável pela colecta de receitas fiscais e aduaneiras para o Estado arrecadou cerca de 170 mil milhões de Meticais de Janeiro a Junho deste ano, uma realização de 44% da meta anual definida no Plano Económico e Social e Orçamento do Estado.
Outra mexida foi feita no Conselho de Administração da Empresa Moçambicana de Hidrocarbonetos (ENH), braço direito do Estado nos negócios de petróleo e gás natural. Foi exonerado Estêvão Pale como presidente e nomeada Ludovina Bernardo, exonerado hoje do cargo de vice-ministra da Indústria e Comércio.