Sociedade
Conflito Homem-Fauna bravia em Manica: Líder comunitário de Nhamutomdo 1 atacado por Búfalo

Um líder comunitário do povoado de Nhamutomdo 1, em Báruè, na província de Manica, foi atacado por um búfalo quando este tentava separar o animal de uma manada de bois.
Como resultado,o líder em alusão teve ferimentos graves e foi imediatamente evacuado para o hospital local, onde recebe cuidados médicos intensivos.
“O animal me deu uma corrida, não levei uma distância longa e caí. Depois, começou a me pisar e tentou me carregar com os chifres, mas não deu certo graças a uma árvore miúda por onde me escondia”, afirmou o chefe máximo do povoado de Nhamutomdo 1.
A população da região tem vindo a relatar com frequência casos de conflitos Homem- fauna bravia, devido à aproximação dos búfalos às comunidades em busca de pastagens e água. Testemunhas relataram ainda que o animal estava deambulando nas proximidades da aldeia, constituindo assim ameaças aos moradores.
Entretanto, os residentes daquela área, exigem as autoridades locais, assim como as organizações de conservação, a encontrar uma fórmula visando colmatar o problema.
A situação reflete um desafio maior enfrentado por várias comunidades em áreas rurais, onde a expansão humana e a conservação da vida selvagem entram em conflito. O caso do Líder comunitário é um lembrete da importância de um diálogo contínuo entre as comunidades e as autoridades responsáveis pela proteção da fauna e da flora.