Sociedade
Sobrinho espanca e viola sexualmente a própria tia em Nampula
AGOSTINHO MIGUEL
Um indivíduo que aparenta ter 28 anos de idade, encontra-se sob custódia do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) em Nampula, acusado de ter agredido e violado sexualmente a própria tia, na cidade de Nampula.
Segundo apurou NGANI, após praticar acção, o indivíduo ameaçou de morte a tia de aproximadamente, 45 anos de idade, caso o denunciasse às autoridades policiais. Após a descoberta do sucedido, a mãe do indiciado decidiu falar, denunciando as acções protagonizadas pelo filho à polícia. A porta-voz do SERNIC em Nampula, Enina Tsenine, explicou que, quando os homens de investigação foram informados do que terá acontecido, acionaram mecanismos tendo culminado na captura do indivíduo.
Sem entrar em detalhes sobre as prováveis causas que terão movido o indiciado a tomar tais atitudes, Tsenine assegurou que foi lavrado auto de expediente junto do ministério público para a responsabilização do implicado pelo acto cometido. Entretanto, o indiciado refuta as acusações que pesam sobre si e afirma ter envolvido em brigas com a sua mãe, para supostamente exigir a paternidade.
“Não me lembro a que horas violei a minha tia. Apenas estava a exigir a minha mãe para que eu conhecesse meu pai. Desde que fui nascido sempre ouço que o meu pai ainda está em vida e tenho direito ”, revelou.
Detenção de pai que queria vender seu filho
Enina Tsenine informou igualmente sobre a detenção de dois indivíduos flagrados a transportar um menor de idade de Angoche para cidade de Nampula supostamente para vender.
Consta que, dos detidos, um é o pai do menor que se presume tenha contratado o seu amigo na apelidada Capital do Norte para procurar cliente no sentido de vender o seu próprio filho no valor de 1 milhão de meticais. Tsenine disse que a avaliar pelos moldes em que o crime foi cometido, não restam dúvidas de que seja uma violação dos direitos humanos e os praticantes poderão receber uma pena pesada para desencorajar os demais infractores.
Os indivíduos assumem ter praticado a acção e mostram-se arrependidos. O crime de tráfico de seres humanos não é algo novo na província de Nampula, pois num passado recente, o SERNIC neutralizou um indivíduo que pretendia vender o próprio amigo, no distrito de Mogolas que dista cerca de 75 quilómetros da cidade de Nampula.