Desporto
Apuramento ao CAN MARROCOS 2025: Moçambique goleia Eswatini e entra na luta acirrada com Mali

A selecção Nacional de Futebol de Moçambique aplicou na noite de segunda-feira (14) 21 horas, uma pesada derrota à sua congénere de Eswatini por 3-0, no encerramento da dupla jornada de apuramento ao CAN MARROCOS 2025.
Naquele que era considerado jogo de “cortar à faca”, devido ao empate registado em Maputo, na sexta-feira passada, os Mambas se vingaram diante do Eswatini, goleando por 3-0, em partida disputada no Mbombela Stadium, a cerca 7 quilómetros da cidade sul africana de Nelspruit, por sinal, casa emprestada da turma do rei Swati.
No corolário disso, aos 11 minutos da primeira parte, o combinado nacional chega ao primeiro golo por intermédio de Domingues (capitão), num contra-ataque bem sucedido. Após receber a bola das pernas do musculoso Bruno Langa, o D7 como carinhosamente é tratado nos meandros do desporto rei, desmarcou-se ultrapassando todos os defesas e no último reduto aplicou um “chapéu” ao Keeper Gama dos donos de casa.
Depois do golo, a selecção do Eswatini voltou a pressionar, mas os defesas do conjunto nacional, souberam interpretar as investidas do adversário, imprimindo nova dinâmica ao jogo com sinal “ON”, para os Mambas.
Por isso, aos 25 minutos, a selecção Nacional ampliou o resultado para 2-0, um golo marcado por Ratifo numa assistência de Bruno Langa. Depois do golo, o equilíbrio foi a nota dominante porque os dois conjuntos queriam exibir o seu potencial. Com este resultado, as duas selecções recolheram-se ao intervalo.
No tempo regulamentar, os Mambas entraram novamente a pressionar, e no minuto 59 chegaram ao golo por intermédio de Geny Catamo, num contra-ataque que teve assistência de Ratifo.
A turma orientada por Dominic Kunene tentou por inúmeras vezes visar a baliza dos Mambas, mas o guarda-redes da selecção Nacional, Ernani Siluane, esteve em dias de glória e nada mais se viu senão o apito final.
Com este resultado, Moçambique passa à liderança provisória do grupo I, agora com 8 pontos e aguarda pelo resultado de mais logo ( 18 horas desta terça-feira) no embate entre Guiné-Bissau e Mali.
Na etapa que será disputada em Novembro, Moçambique vai receber a sua congénere do Mali a 10 de Novembro, num jogo que definirá quem segue para a fase final do Campeonato Africano de Futebol (CAN), Marrocos 2025.