Mundo
Novo presidente do Botsuana aposta na juventude para compor a máquina governativa

O recém-declarado vencedor das eleições legislativas do Botsuana, Duma Gideon Boko, anunciou a criação do seu novo governo, composto maioritariamente por jovens com idades não superiores a 50 anos.
Uma das figuras mais sonantes do governo de Duma Boko é da actual ministra da juventude, Lesego Chombo, por sinal, modelo que conquistou o concurso, Miss Botsuana 22. Outra novidade é a indicação de Stephen Modise, de 37 anos de idade, para ocupar a pasta da saúde e será coadjuvado por Lawrence Ookeditse como vice.
Para o cargo de Ministra do Bem-Estar Infantil e Educação Básica daquele país da África Austral, foi indicada Nono Kgafela Mokoka, ao passo que Phenyo Butale vai exercer o cargo de Ministro das Relações Internacionais do Botsuana.
Recorde-se que, recente a Coligação para a Mudança Democrática (UDC, na sigla em inglês), de Duma Boko, um advogado de direitos humanos de 54 anos, derrubou através de voto popular o Partido Democrático do Botsuana (BDP), do Presidente Masisi, que governa aquele país africano há mais de 60 anos.
Boko tomou posse na última sexta-feira em Gaberone, capital do Botsuana, como novo presidente do país.
A transição pacífica de poder no Botsuana demonstra a firmeza deste país no campo democratico e serve de exemplo para outros países do continente, incluindo Moçambique. (Agostinho Miguel)