Connect with us

Política

Jovens em Maputo temem a falta de transparência nas eleições

blank

Publicado há

aos

blank

A menos de 24 horas para o dia de votação em Moçambique, jovens da capital, Maputo, manifestam sérias preocupações sobre a transparência dos órgãos de administração eleitoral. Muitos temem que a falta de clareza nos processos comprometa a legitimidade das eleições.

A equipa do NGANI procurou ouvir jovens da cidade de Maputo sobre suas expectativas e preocupações em relação ao processo eleitoral. As respostas revelaram um clima de desconfiança. “Por que eu tenho que ir votar sendo que já se sabe quem vai ganhar?”, questionou Izequel Sitoe, residente na cidade da Matola. Sua afirmação reflete um sentimento generalizado entre os jovens de que as eleições podem não ser justas.

Entretanto, em meio a essas incertezas, há grupos de jovens que garantem sua presença nas urnas para escolher o próximo presidente. Daniel Simone, residente no bairro de Moondwene, em Katembe, é um exemplo disso. “Nada vai me impedir de votar amanhã na Escola Primária do meu bairro.” Afirmou.

De referir que são mais de dezessete milhões de moçambicanos inscritos nos cadernos eleitorais, a nível nacional e em nove países da diáspora, que vão, amanhã, 9 de outubro, eleger o novo Presidente da República, deputados da Assembleia da República, membros das Assembleias Provinciais e Governadores das Províncias. (Nando Mabica)

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *