Sociedade
Governo de Nampula sem previsão para reconstrução de pontes destruídas pela tempestade Jude

O governador de Nampula, Eduardo Mariano Abdula, afirmou esta quarta-feira que ainda não há previsão para a reposição das pontes severamente danificadas pela tempestade tropical Jude.
Falando em Anchilo, durante uma visita às zonas afectadas, Abdula explicou que, no momento, estão a ser realizados estudos de viabilidade para a reabilitação das infraestruturas destruídas. Ele adiantou que já foi identificado o empreiteiro responsável pela reconstrução da ponte de Anchilo, ao longo da Estrada Nacional nº 8, mas não deu detalhes sobre outras intervenções em locais onde o tráfego rodoviário continua condicionado.
Em Anchilo, o cenário é de paralisação: camiões e outros veículos permanecem retidos, sem possibilidade de passagem, enquanto passageiros enfrentam dificuldades como fome e sede.
“Não posso garantir datas nem valores, mas o governo está a trabalhar para restabelecer o trânsito rodoviário em Anchilo e outras áreas afectadas. No momento, a única alternativa viável é a abertura de desvios, pois queremos pôr fim a este sofrimento”, declarou Abdula.
Questionado sobre estratégias para lidar com as recorrentes calamidades naturais na província, o governador afirmou que o governo pretende investir na construção de infraestruturas mais resilientes às mudanças climáticas.
“Essas novas infraestruturas terão um custo acessível para os cofres públicos. Estamos a estudar a possibilidade de construir pontes e aquedutos com materiais mais resistentes, porque este problema já se tornou um cancro para a nossa província”, afirmou.
A tempestade tropical Jude destruiu também as pontes sobre o rio Monapo, interrompendo o trânsito entre Monapo e Namialo, além da ponte que liga os distritos de Memba e Nacala-Velha
Por Agostinho Miguel